quarta-feira, 11 de setembro de 2013

FINAL DO XADREZ NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

A cidade de Natal está sediando os Jogos Escolares da Juventude, maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
A modalidade de Xadrez Convencional foi  vencida pelo potiguar Vitor Angelo Araújo (Overdose) invicto com 4,5 pontos e melhor critério que o paulista Igor Cadillac. Em terceiro o melhor do grupo de 4 pontos foi o mineiro Pedro Xavier Paulino. O representante de Natal, Jonathan Sagastume (Contemporâneo) foi o 9º com 3 pontos.
No feminino venceu Lara Carolina Malanowski (PR) isolada com 4,5 pontos. A medalha de prata ficou com a catarinense Ane Caroline Costa e a de bronze com Jade de Souza (PA), ambas com 4 pontos. A representante de Natal, Beatriz Cristina Oliveira (CEI), foi a 7ª colocada e a representante do RN, Kyvia Dantas (EM Aluízio Alves), foi a 11ª .
No Blitz misto o campeão foi o paulista Igor Cadillac, novamente no pódio, dessa vez com 100% - 7 pontos. A prata e bronze ficaram com os representantes catarinenses, respectivamente, Lucas Prado e Ane Caroline Costa, ambos com 5,5 pts. Os potiguares tiveram as seguintes posições: 5º Vitor Angelo, 12º Jonathan Sagastume, 31º Kyvia Dantas e 37º Beatriz Cristina.
A modalidade foi realizada no Centro de Convenções de Natal nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2013 sob a coordenação do competente AI Elcio Mourão, coordenação de arbitragem do AF Maximo Igor Macedo e coordenação local de Maíce Macedo. A equipe de arbitragem foi composta por AN Wilter Vieira, AR Lindomar Tonini, auxiliados por MI Luis Rodi, Johny Markeny Batista, Vitor Firmo, Carolina Alves e Nuara Barreto.
Destacou-se a presença no local da competição do Diretor Geral dos Jogos, Edgar Hubner; do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, GM Darcy Lima; além de vários baluartes do Esporte Potiguar.

SEEL entrega medalhas aos atletas do xadrez nos Jogos Escolares


O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, e o adjunto da pasta, Giovani Carvalho, participaram da entrega de premiação do campeonato de xadrez dos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu na tarde deste domingo (08/09), no Centro de Convenções, em Natal.

O representante da delegação do Rio Grande do Norte, Vítor Araújo, conquistou a medalha de ouro na modalidade. Ele é aluno do colégio Overdose, da cidade do Natal. Outra representante do estado, Kyvia Nogueira, da Escola Municipal Aluízio Alves foi a 11º colocada.

A representante da delegação de Natal, Beatriz Melo, do colégio CEI Romualdo Galvão, ficou na sétima colocação e foi candidata ao prêmio powerade, que são destinados para aqueles que são os mais disciplinados e esforçados durante o certame.


Joacy Bastos entregou as medalhas para as medalhistas do campeonato feminino de xadrez, que foram: Lara Carolina Malanowski (ouro, Paraná), Ane Caroline Costa (prata, Santa Catarina) e Jade Vitória Souza (bronze, Pará).


Giovani Carvalho entregou para os vencedores do masculino. Além de Vitor Araújo, os ganhadores foram Igor Cadillac (prata, São Paulo) e Pedro Paulino (bronze, Minas Gerais).

Fonte:  xadrezpotiguar.com.br  e  seel.rn.gov.br


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MESTRE INTERNACIONAL CUBANO REALIZA SIMULTÂNEA E PALESTRA DE XADREZ EM JOÃO CÂMARA

Na tarde de quarta-feira (04/09/2013), o Câmpus João Câmara sediou um dos mais importantes eventos do Xadrez do Estado. Na oportunidade, o mestre Internacional de Xadrez Gerardo Lebredo ministrou palestra para 33 pessoas abordando os 3 pilares básicos da modalidade esportiva: espaço, força e tempo.

Em seguida, participou de uma simultânea contra 27 adversários, sendo estes enxadristas das equipes do IFRN (JC), IFRN (Parnamirim), Objetivo (JC) e do município de Poço Branco (liderados por seu técnico Laércio de Oliveira Andrade).  O evento também contou com a participação de 2 medalhistas do último JERN’S e 2 técnicos de Xadrez.

A palestra teve início às 13:30 e a simultânea às 15:30h, estendendo-se, esta, até às 17:30h. Os 27 enxadristas foram colocados em mesas que formavam uma letra “O” na sala de xadrez do Câmpus. O tempo máximo gasto pelo Mestre Internacional para realizar um único lance não chegou a 1 minuto. Ultrapassados os primeiros 15 minutos, a primeira partida foi encerrada com vitória do simultanista.

Conforme esperado, O MI obteve bom desempenho nos confrontos. O saldo final foi o seguinte:
- 24 vitórias 
- 3 derrotas (Francisco Quaranta, Caíque Ferreira e Laércio Andrade)

O evento foi promovido pelo projeto “Xadrez na Região do Mato Grande”que, idealizado pelo professor Francisco Quaranta, teve como marco inicial de suas atividades o segundo semestre de 2010 e, desde então, vem computando excelentes resultados para o Câmpus João Câmara. Atualmente o projeto é coordenado pelo professor Luis Carlos Batista.

Colecionando ótimos resultados em competições, o projeto possui o apoio das Diretorias, assim como da coordenação de extensão do Câmpus João Câmara, sempre visando desenvolver habilidades cognitivas nos alunos praticantes, bem como a difusão da cultura enxadrística para a região, através de torneios, palestras e cursos.


As próximas atividades previstas para o projeto são a participação na etapa final dos JERN’S e o III Torneio Aberto de João Câmara.

Informações colhidas do site: http://portal.ifrn.edu.br/campus/joaocamara

Sala de xadrez do IFRN-JC (local da realização da palestra e simultânea)

Laércio Andrade ao lado do Mestre Internacional Cubano Gerardo Lebredo.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

KYVIA DANTAS IRÁ REPRESENTAR O RN NA MODALIDADE DE XADREZ NAS OLÍMPIADAS ESCOLARES 2013


A enxadrista campeã estadual potiguar Kyvia Dantas Nogueira, aluna da Escola Municipal Ministro Aluizio Alves da cidade de Poço Branco, município do interior do estado, estará representando o Rio Grande do Norte na modalidade de Xadrez na etapa nacional de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude (OLIMPÍADAS ESCOLARES) - o maior evento escolar do Brasil, e o 5º maior no mundo – que será realizado este ano em Natal no período de 05 a 14 de setembro de 2013.

O Evento, terá a participação de mais de cinco mil pessoas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e a cidade sede, incluindo atletas, comissão técnica, arbitragem, comitês e voluntários e será disputado em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

O Rio Grande do Norte vai atuar em todas as modalidades representado por 159 atletas de 47 escolas potiguares das cidades de Apodi, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Lagoa Nova, Lucrécia, Natal, Parnamirim, Poço Branco e Touros. São 26 escolas privadas e 21 públicas, sendo que nove são estaduais e 12 municipais.

Os Jogos são organizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), e Prefeitura do Natal. Esta é a primeira vez que a capital potiguar sediará os jogos.

A cerimônia de abertura será realizada no próximo dia 04 de setembro, às 17h, no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. A Solenidade contará com programação bastante diversificada.

Além da tradicional apresentação das delegações dos estados participantes dos Jogos Escolares da Juventude, a abertura contará com a apresentação do espetáculo "Gonzagando", da Cia da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) que prestará uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912-1989).

Está prevista a participação de cerca de 10 mil pessoas para a cerimônia de abertura. Os alunos presentes participarão de sorteios de brindes. Serão sorteadas bicicletas ao público presente durante a ocasião. Para fechar a noite, a banda potiguar Uskaravelho farão um show e presentearão a todos com um tributo à Legião Urbana.


Informações estão disponíveis no http://jogosescolares.cob.org.br