quinta-feira, 16 de outubro de 2014

FINAL DOS JERNS 2014 NA MODALIDADE DE XADREZ


A fase final do JERN´s 2014 foi realizada em Natal, no AEROCLUBE do RN, entre os dias 11 e 15 de outubro. Ao longo do ano foram 13 Regionais classificatórios, selecionando mais de 350 enxadristas.

Em 2014 o OVERDOSE Colégio e Curso sagrou-se campeão geral no xadrez, interrompendo a sequência de 9 anos consecutivos do Contemporâneo. Já em 2013 o Overdose demonstrava que estava competitivo e que entraria na disputa. O diferencial em 2014 e essencial para a conquista foi a vitória nos Femininos, ocupando um espaço que outrora era dominado pelas Escolas de Macaíba.

O Jern´s deste ano foi marcado por conquistas importantes, como o aumento do ritmo de jogo para 60 minutos, o que o coloca no xadrez clássico; a premiação dos melhores por tabuleiro, o que além de estimular, mantém a alta competitividade até a última rodada; e a valorização do conjunto das equipes, o que deve ser refletido em aumento dos quantitativos a partir da próxima edição.

O AEROCLUBE do RN foi mais uma vez o palco das disputas do xadrez, além de outras modalidades, sendo importante tanto devido a localização, quanto as excelentes instalações e apoio disponibilizado para a equipe de organização.

A categoria Juvenil Masculino tem atenção especial pois dela saem os enxadristas que figurarão entre os melhores no absoluto nos anos seguintes. Depois de 9 rodadas, dois enxadristas dividiram o 1º posto com 8 pontos, justamente os dois ex-campeões do Jeb´s. No confronto direto Francisco Allysson Muniz (IFRN - Central) venceu o que lhe garantiu a medalha de ouro, deixando Vitor Angelo Araújo (Overdose) com a prata. Com 7 pontos o medalhista de bronze Ricardo Negreiros (IFRN - Natal) e 4º lugar Gabriel Valero (Contemporâneo).

No Torneio por Equipes da Juvenil Masculino o Contemporâneo sagrou-se campeão com a equipe - André Luis, Gabriel Valero, Jonathan Sagastume e Thales Rodrigo com 100% de aproveitamento. A prata ficou com o IFRN-Natal: Francisco Allysson, Ricardo Negreiros, Lucas Câmara e Matheus Camelo. Completou o pódio o Neves - Pedro Menescal, Danilo Raposo, Ivonaldo Silvestre e Gabriel Diniz.

No Juvenil Feminino a vitória individual foi conquistada com todo mérito por Raquel Cunha (Auxiliadora) isolada com 8 pontos. Da 2ª a 4ª posições todas com 7 pontos: 2º Cibele Florêncio (EE Alfredo Mesquita - Macaíba), 3º Camila Galvão (Overdose) e 4º Mariana Medeiros (Contemporâneo).

No torneio por equipes muita emoção nas últimas partidas, através das quais foi decidida a medalha de ouro. O Overdose - Camila Galvão, Kauani Georg, Kauanny Vitoria e Gabriela Cardoso - venceu pelos critérios de desempate o Contemporâneo - Mariana Medeiros, Raissa Terto, Glória Sagastume e Keila Linhares. O bronze ficou com IFRN - João Câmara.

Kalysson Kelwen (EE Paulo Nobre - Macaíba) saiu vitorioso, assim como no Juvern´s, na prova individual com 8 pontos. A prata ficou com Lucas Matheus (Auxiliadora) com 7,5 pontos. A bronze foi decididas através dos critérios entre os enxadristas com 7 pontos: 3º Ricardo Câmara (CEI), 4º Isaque Vieira (ENSV - Assú), 5º Guilherme Gama (Overdose) e 6º Vitor Vanderlinde (Marista).

No por Equipes a EM Prof Zuza (Moises Alves, Higor Rafael, Michael Douglas e Alfredo Batista) surpreendeu as favoritas e venceu invicta a prova. A prata ficou com o Marista (Victor Vanderline, Eduardo Câmara, Ian Barreto e Arthur Maia). Em 3º o CEI (Ricardo Câmara, Frederico Bulhões, João Victor Torres e Fidias Freire).

A categoria Infantil Feminino esse ano com a mudança nas faixas etárias ficou com um contingente menor, poucas equipes completas, o que deve ser regularizado nos anos vindouros.

No individual Maria Gabriele Silva (EM Bartholomeu Fagundes - Macaíba) venceu invicta com 8 pontos e melhor critério que a medalhista de prata Beatriz Cristina Melo (CEI). Completou o pódio Geovanna Gabriely (EM Dinarte Mariz - Mossoró) com 6,5 pontos e melhor critério que Kyvia Dantas (EM Aluízio Alves - Poço Branco).

Na equipe o Overdose - Ana Cláudia, Liziane Virginia, Ana Letícia Rodrigues, Júlia Alves - venceu invcto. A prata ficou com EM Aluízio Alves - Poço Branco (Kyvia Dantas e Maria Gabriela)  e o bronze com o Salesiano Dom Bosco (Maria Eduarda e Beatriz Monte).

O Mirim Masculino foi vencido por Carlos Henrique Lopes (EM Dinarte Mariz - Mossoró) com 8,5 pontos; em 2º e 3º ambos com 7 pontos e do CEI, respectivamente Matheus Leão e Eduardo Medeiros.

Na Equipe o CEI conquistou o ouro com - Matheus Leão, Eduardo Medeiros, Marcos Vinicius e Iago Lima. Com a prata o Neves - Alvaro Barbalho, Lucas Rodrigues, Davi Alves, Lucas Quintiliano, Emanuel Tavares e Rodrigo Lucas. E com a bronze o Auxliadora - Pedro Tavares, Leonardo Oliveira, Wesley Smith, Nathan Lemos.

No mirim Feminino Sthephany Germano (EM Auta de Souza - Macaíba) venceu com 100%, única categoria com total aproveitamento. A prata ficou com Maria Luiza Araujo (Overdose) com 8 pontos e bronze com Paula Angela Araújo (Neves).

Na Equipe vitória do Overdose, seguido do 2º Contemporâneo e 3º Neves.

Utilizando a antiga tabela a classificação final geral apenas das escolas que pontuaram ficou a seguinte:

COL
ESCOLA
TOTAL
1
OVERDOSE
45
2
CONTEMPORANEO
26
3
CEI
23
4
NEVES
17
5
IFRN – NATAL
14
6
EM PROF ZUZA
13
7
AUXILIADORA
10
8
EM AUTA DE SOUZA – MAC
9
9
MARISTA
8
10
EM ALUIZIO ALVES – PBR
8
11
IFRN – JC
5
12
EE PAULO NOBRE MAC
3
13
EM BARTHOLOMEU FAGUNDES – MAC
3
14
SALESIANO DB
2
15
ALFREDO MESQUITA – MAC
2
16
SALESIANO DB
1


Fonte: Xadrez Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário