quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ATLETAS E TÉCNICOS DO XADREZ RECEBERAM TROFÉUS OURO DA CODESP

Os melhores atletas e técnicos dos 41º Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) da modalidade de Xadrez receberam na Terça-feira (dia 27/12/2011), no Auditório Lavoisier Maia, no Centro de Convenções, em Ponta Negra, os Troféus Ouro referentes conquistados este ano.

Com uma brilhante atuação, sendo esta a sua primeira participação na competição, a atleta-ouro Kyvia Dantas Nogueira (categoria mirim-feminino) da Escola Estadual Carmem Costa, foi uma das atletas condecoradas com o troféu-ouro.

Entre os técnicos, não poderíamos deixar de prestigiar a ilustre e honrosa condecoração do técnico e professor de xadrez do Complexo Educacional Contemporâneo Máximo Igor Macedo, detentor da hegemonia de conquistas no xadrez, conquistando 4 troféus ouro nas categorias Juvenil Masculino, Juvenil Feminino, Infantil Masculino e Mirim Feminino.

Parabéns a todos!

Confiram nas fotos abaixo:

Condecoração do Atleta-ouro

Kyvia Dantas Nogueira

Kyvia (atleta-ouro)

Da esquerda para a direita: Áedson Soares,  Adna Florêncio,
Kyvia Dantas, Laércio Andrade e a presença ilustre de Máximo Igor Macedo.


  




segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ENFIM, CHEGARAM AS MEDALHAS

Em cerimônia solene realizada no sábado pela manhã (dia 03 de dezembro de 2011) nas dependências da Escola Estadual Carmem Costa foram entregues as medalhas das atletas enxadristas Kyvia Dantas Nogueira, Elvira Gomes Santos, Raneli Cassiano Quirino e Ranielle de Souza Quirino que disputaram os XLI JERNS 2011 em Natal.

Estiveram presentes na cerimônia o Coordenador de Esportes da 16ª DIRED o professor Áedson Soares de Freitas que oficializou a entrega das medalhas, a Diretora da escola Sandra Márcia Silva de Carvalho, os professores de xadrez Laércio Andrade e Adna Florêncio e a professora Velça.

Durante a cerimônia foi anunciado pelo professor Aédson Soares de Freitas uma bolsa de estudos oferecida pelo Contemporâneo Colégio Curso à aluna enxadrista atleta ouro Kyvia Dantas Nogueira devido ao seu excelente desempenho na competição.

Confiram nas fotos abaixo:


As medalhas dos XLI JERNS 2011.

Da esquerda para a direita: Raneli, a professora Velça, Elvira,
a Diretora Sandra, Ranielle, o professor de xadrez Laércio e a atleta ouro Kyvia.

Ranielle, Adna, Kyvia, Laércio, Elvira, Raneli e Emanoel Messias.

As atletas junto aos seus professores.

Parabéns meninas!!!

O professor Aédson Soares e a atleta ouro Kyvia Dantas Nogueira
oficializando a entrega das medalhas.

O professor de xadrez Laércio Andrade junto às suas
atletas campeãs: Ranielle, Kyvia, Elvira e Raneli.

Parabéns garotada!!!

sábado, 19 de novembro de 2011

ILUSTRE HOMENAGEM AOS CAMPEÕES

Nesse artigo não poderíamos deixar de prestar as nossas homenagens aos atletas enxadristas que representaram a nossa cidade, com frases transcritas de autores e personagens famosos e parabenizá-los apresentando-os nas fotos abaixo:


Da esquerda para a direita: Manoel, Alexandre, Tiago e Kyvia.



Da esquerda para a direita: Kyvia, Elvira, Raneli, Ranielle, Alexandre
e o professor Laércio no centro.


Parabéns garotada!
Construam suas vitórias.
O universo lhes esperam para ser concluído e as estrelas estão prontas para aplaudirem as suas realizações.
Que os sonhos de vocês se realizem.



"SER UM CAMPEÃO NÃO É SUPERAR O OUTRO, MAS CONSEGUIR REALIZAR OS SEUS TALENTOS NO NÍVEL MAIS ALTO DA SUA EXISTÊNCIA".
(Roberto Shinyashiki)


"TODOS QUEREM GANHAR MEDALHAS DE OURO MAS POUCOS QUEREM TREINAR NA INTENSIDADE NECESSÁRIA PARA CONQUISTÁ-LAS".
(Mark Spitz)


"O VERDADEIRO CAMPEÃO SABE QUE A VIDA É FEITA DE VITÓRIAS E DERROTAS. COM AS VITÓRIAS ELE PERCEBE O QUE FEZ DE CORRETO. COM AS DERROTAS, APRENDE E EVOLUI".
(Roberto Shinyashiki)


"O MESTRE, SÓ SE TORNA UM MESTRE, A PARTIR DE MIL DERROTAS E MEIA VITÓRIA, POIS ASSIM, ELE APRENDE A TER DIGNIDADE E SER CAPAZ DE VER E PREVER OS LANCES. UM MESTRE SÓ SE TORNA UM MESTRE QUANDO ELE OBTÊM MIL DERROTAS PENSATIVAS, MAS ELE SE TORNA UM BURRO QUANDO NÃO QUER PENSAR E PARA DE JOGAR".
(Gary Kasparov)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ENTREVISTA CONCEDIDA A NEO ALVES POR LAÉRCIO ANDRADE SOBRE O PROJETO XADREZ NAS ESCOLAS

  • Nos conte quando começou esse seu projeto de xadrez?
Na verdade, o projeto foi de iniciativa do Governo Federal, através dos Ministérios da Educação e do Esporte, em parceria com os Governos Estaduais objetivando oportunizar aos alunos das escolas públicas, uma atividade, dentro do espaço escolar; que seja atrativa, educativa e inclusiva, melhorando assim a qualidade do ensino e da vida de nossos alunos.

Quando comecei a trabalhar na E. E. Carmem Costa (há uns 10 anos atrás), não tinha conhecimento desse projeto, pois ele foi iniciado em julho de 2003. Quem me comunicou foi o coordenador de desportos Aédson Soares da 16ª Dired.

Nesse tempo, durante as minhas horas vagas e quando às vezes estava disponível na escola, ensinava e jogava xadrez com colegas de trabalho e alunos só para passar o tempo e se distrair. Eu já conhecia o jogo e tinha amplo domínio sobre o mesmo, pois aprendi a jogá-lo com 7 anos de idade.

Esporadicamente, alguns torneios vinham sendo realizados e patrocinados pela vereadora Nilce Cavalcante e o seu irmão João Holanda que também tomaram conhecimento do meu “trabalho” na época (para mim era diversão) e que contribuíram para a sua divulgação.

Em 2005, se bem me lembro, o Coordenador de Esportes Aédson Soares junto com a Diretora da 16ª DIRED Francisca Alves Rodrigues me fizeram a proposta para trabalhar com o projeto xadrez na Escola Estadual Carmem Costa, dispondo de 6 horas da minha carga horária sem nenhum prejuízo. À princípio hesitei, pois eu era um jogador e não professor. Me informaram que eu receberia treinamento e faria cursos de capacitação. Então aceitei a proposta.

Recebi o material didático (20 tabuleiros, 20 jogos de peças, 20 livrinhos e um mural didático) e logo após vieram as 20 mesas e 40 cadeiras.

Com todo o material em mãos e terminado o curso de capacitação “mãos à obra”. Comecei a ensinar alunos de várias faixas etárias e séries diferentes. Para mim não importava quem quisesse aprender, ensinava a todos. Alunos das outras escolas (E. E. José Francisco Filho, E. M. Raimundo Rosa Santiago e E. M. Aluizio Alves) tomaram conhecimento e vieram se juntar aos demais.

Havia um certo “desencontro” no meu trabalho pois não estava em conformidade com o Projeto Político Pedagógico da Escola, não tinha um horário definido durante a semana (o único horário definido era aos sábados das 7:00 às 11:00 horas) e não tínhamos uma sala apropriada (até hoje não temos e sempre utilizei o pátio da escola) para a prática do xadrez.

Em 2007, com o apoio e incentivo do coordenador de esportes Aédson Soares, resolvi inscrevê-los nos JERN´S da Regional de João Câmara, pois os alunos já tinham certa habilidade. Era a primeira vez que disputava-mos um torneio fora da cidade e o resultado  não poderia ser melhor: ganhamos quase todas as categorias! E de lá pra cá vocês já conhecem o resto da história.

  • Qual foi a finalidade da sua participação na tribuna popular da câmara municipal na terça feira passada?
A minha intenção foi, pura e simplesmente, agradecer a contribuição que os vereadores deram fornecendo a alimentação dos atletas durante os 8 dias de competição nos JERN´S em Natal e aproveitar a oportunidade para comunicar a todos os segmentos da sociedade que já está mais do que na hora de se tomarem providências com relação aos investimentos no xadrez.


  • Quem tem colaborado com esse projeto dessas crianças no nosso município?
É uma lista enorme de amigos. Vou citar apenas as pessoas que foram de vital importância: o Prefeito Maurício Menezes (que cedeu o transporte e parte da alimentação dos atletas), a Secretária de Educação Dinalva Menezes (que doou 3 relógios de xadrez), a Professora Iris Rodrigues (com a colaboração da Deputada Federal Fátima Bezerra, que doou mais 2 relógios de xadrez), a atual Vice-prefeita Nilse Cavalcante e o seu irmão João Holanda (que organizaram o primeiro torneio não oficial na cidade chamado “Sorria Poço Branco”), os vereadores Percivaldo, Jr. Miranda, Suélia, Maurício Dantas, Alexandre, Kleber e principalmente o Vereador Edinho e a Vereadora Socorro (que contribuíram, também, com a alimentação dos atletas), a Professora Sônia Felipe de Almeida e a Diretora e o coordenador de desportos da 16ª DIRED, Francisca Alves Rodrigues e Aédson Soares de Freitas que me fizeram a proposta do Projeto Xadrez nas Escolas.

  • Como se faz um campeão?
Muito trabalho, dedicação, incentivo, oportunidade e principalmente gostar do que se faz.

  • Qual será o seu próximo passo em relação aos torneios ou campeonatos de xadrez?
A princípio, gostaria que houvesse um torneio no período das férias escolares (Janeiro e Fevereiro) só entre alunos das escolas estaduais e municipais, organizado pela FNX e patrocinado pela Prefeitura.

  • Como todos nós sabemos que o Projeto da E. E. Carmem Costa, e da importância do seu trabalho desenvolvido com todos os alunos, tanto na rede municipal e estadual, vem ganhando força principalmente a nível de estado, como você se sente?
Feliz, muito otimista e plenamente satisfeito, pois sei que esse resultado foi fruto de fé, coragem, determinação, persistência e principalmente amor, e sempre acreditando em Deus. E ficou provado que nós temos capacidade, só precisamos de apoio, incentivos e oportunidades.

  • Para encerramos. O que as autoridades do nosso município poderiam contribuir para que esse projeto se torne mais sólido e possa se expandir com relação a estrutura e o desenvolvimento do nosso esporte?
Implantar definitivamente o Projeto Xadrez em todas as escolas estaduais e municipais (assim como foi feito no município de Macaíba), promover torneios de xadrez trimestrais (incluído o do aniversário da cidade que a prefeitura já vem realizando) como outra opção de esporte e lazer e conseguir recursos para os nossos atletas disputarem torneios fora do nosso município representando a cidade (os JERN´S e os Jerninhos por exemplo).

  • Suas considerações finais por favor!
Como sempre tenho dito, o xadrez é uma, entre tantas outras atividades esportivas, educativas e culturais, que contribui para o aprimoramento de diversas capacidades intelectuais e sociais das crianças. O xadrez além de ser um jogo/esporte/arte/ciência, também forma cidadãos, e é isso que a nossa cidade tanto precisa, para tirar os nossos jovens das ruas, das drogas, da criminalidade e da ociosidade por falta de opção e oportunidade: uma atividade atrativa, educativa, esportiva e inclusiva, melhorando assim a qualidade de vida das crianças e formando cidadãos.

E por ser de fundamental importância cabe a todos nós, autoridades, educadores, e demais membros da sociedade a responsabilidade de não deixá-lo cair nas mãos do descaso, do abandono, da falta de cultura e cidadania.

Agradeço a todos que me ajudaram nessa jornada, pois só com a participação e a contribuição de todos os segmentos da sociedade estaremos colaborando para a construção de um mundo melhor.                        

sábado, 12 de novembro de 2011

O QUE É O XADREZ

XADREZ
JOGO-ARTE-CIÊNCIA-ESPORTE



O jogo de xadrez é um esporte intelectual. É, ainda, uma arte: pode criar beleza - em partidas e problemas que produzem, no enxadrista, a emoção estética. E como responde a regras, leis e situações, cuja pesquisa e estudo norteiam os jogadores e lhes dão maior domínio no jogo - o xadrez é, também, uma ciência.

O xadrez requer, portanto, habilidade (jogo), imaginação (arte) e cálculo (ciência). Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo. A prática, o estudo e o raciocínio são fatores de progresso no jogo.

O xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista (jogador de xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. Outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para sua prática. Um jogo de peças e um tabuleiro é suficiente.

Tentativa de definição:

Como jogo é esporte intelectual, competição, expectativa, desafio criador, divertimento, higiene mental, repouso.

Como ciência é estratégia (tática e técnica), estudo, pesquisa, imaginação, descobrimento (e descoberta), ideal de perfeição.

Como arte é harmonia, mensagem de beleza, encanto espiritual, emoção, prazer cultural, felicidade.

Como esporte é competição saudável.


"O xadrez - como o amor, como a música - tem o poder de fazer os homens felizes". (Idel Becker)


*Texto adaptado e resumido por Laércio de Oliveira Andrade

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CAMPEONATO MUNICIPAL DE POÇO BRANCO

LAÉRCIO ANDRADE E WEDSON LIMA SAGRARAM-SE CAMPEÕES!


Laércio Andrade


Wedson Lima


A Prefeitura Municipal de Poço Branco em parceria com a Federação Norteriograndense de Xadrez, realizaram no dia 25 de julho de 2011 o I Campeonato Municipal de Poço Branco, evento válido para Rating FNX, tendo na direção local Laércio Andrade e direção técnica Maximo Valério Macedo, com arbitragem do AF Maximo Igor Macedo. A prova foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores. As expectativas foram superadas com a participação de 42 enxadristas, divididos nos grupos absoluto e mirim. Os premiados foram os seguintes:



Absoluto 
1º Laércio Andrade, 2º Emanoel Messias e 3º Marcos William Andrade

Juvenil Masculino 
1º Wedson Lima, 2º Daniel Melo e 3º Cicero Coelho 

Juvenil Feminino
1º Elvira Gomes 2º Ranieli Quirino 

Infantil Masculino
1º Antonio Marcos, 2º Felipe Vieira e 3º Yuri da Cruz 

Infantil Feminino
1º Annyzia Fonseca, 2º Raneli Quirino 

Mirim Masculino
1º Alexandre Andrade, 2º Clessiano de Oliveira e 3º Francisco Valtecio Coelho 

Mirim Feminino
1º Kyvia Dantas, 2º Amanda Lima e 3º Maria Vitória Barbosa



Fonte: xadrezpotiguar.com.br

RATING FNX DOS ENXADRISTAS POÇOBRANQUENSES

Na listagem de Novembro/11 do Rating FNX 359 enxadristas movimentaram seus Ratings, nas seguintes competições: Estadual Absoluto, Estadual Feminino, Jern´s, Jogos do Sesi e Aberto do Sesc.

Na ponta da listagem estão:

Maximo Iack Macedo
2.317
Carlos Alberto Barreto
2.277
Neri Silveira
2.219
 
Os enxadristas poçobranquenses que mais se destacaram foram: 


Laércio de Oliveira Andrade
1638

Wedson Lima de Oliveira
1632

Emanoel Messias de Almeida
1541

Marcos William de Andrade
1537

Kyvia Dantas Nogueira
1523

Bruno Leonardo Cavalcanti
1509

Alexandre Alves Andrade
1499

Antonio Marcos de Oliveira
1497

Abaixo a listagem da FNX da posição dos enxadristas poçobranquenses dentre os 2.144 de todo o Rio Grande do Norte:

COLOCAÇÃO
NOME DO ENXADRISTA
ELO
01
69°
Laércio de Oliveira Andrade
1638
02
74°
Wedson Lima de Oliveira
1632
03
113°
Emanoel Messias de Almeida
1541
04
119°
Marcos William de Andrade
1537
05
131°
Kyvia Dantas Nogueira
1523
06
142°
Bruno Leonardo Cavalcanti
1509
07
149°
Alexandre Alves Andrade
1499
08
153°
Antonio Marcos de Oliveira
1497
09
158°
Amilton Soares da Silva
1489
10
224°
Amanda Lima de Oliveira
1444
11
242°
Elvira Gomes Santos
1434
12
250°
Francisco Valtécio da Silva Coelho
1429
13
267°
Clessiano Silva de Oliveira
1427
14
276°
Cícero Veridiano de Oliveira Coelho
1414
15
315°
Tiago Silva de Souza
1394
16
370°
Manoel Martins da Silva Junior
1374
17
427°
Maria Lidiane da Silva Gomes
1354
18
431°
Yuri da Cruz Pereira Cabral
1353
19
436°
Julielison do Nascimento Câmara
1352
20
457°
Daniel Melo Gomes
1341
21
488°
Francisco Danrley Silva de Lima
1327
22
497°
Annyzia Maria Ferreira da Fonseca
1321
23
556°
Larissa Cassiano Quirino
1294
24
587°
Maria Vitória Silva Herculano Barbosa
1282
25
588°
Widinis de Oliveira Menezes
1282
26
599°
Felipe Cruz Silva
1272
27
604°
Raneli Cassiano Quirino
1269
28
750°
Ranielle de Souza Quirino
1101

Fonte: xadrezpotiguar.com.br