segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MESTRE INTERNACIONAL CUBANO REALIZA SIMULTÂNEA E PALESTRA DE XADREZ EM JOÃO CÂMARA

Na tarde de quarta-feira (04/09/2013), o Câmpus João Câmara sediou um dos mais importantes eventos do Xadrez do Estado. Na oportunidade, o mestre Internacional de Xadrez Gerardo Lebredo ministrou palestra para 33 pessoas abordando os 3 pilares básicos da modalidade esportiva: espaço, força e tempo.

Em seguida, participou de uma simultânea contra 27 adversários, sendo estes enxadristas das equipes do IFRN (JC), IFRN (Parnamirim), Objetivo (JC) e do município de Poço Branco (liderados por seu técnico Laércio de Oliveira Andrade).  O evento também contou com a participação de 2 medalhistas do último JERN’S e 2 técnicos de Xadrez.

A palestra teve início às 13:30 e a simultânea às 15:30h, estendendo-se, esta, até às 17:30h. Os 27 enxadristas foram colocados em mesas que formavam uma letra “O” na sala de xadrez do Câmpus. O tempo máximo gasto pelo Mestre Internacional para realizar um único lance não chegou a 1 minuto. Ultrapassados os primeiros 15 minutos, a primeira partida foi encerrada com vitória do simultanista.

Conforme esperado, O MI obteve bom desempenho nos confrontos. O saldo final foi o seguinte:
- 24 vitórias 
- 3 derrotas (Francisco Quaranta, Caíque Ferreira e Laércio Andrade)

O evento foi promovido pelo projeto “Xadrez na Região do Mato Grande”que, idealizado pelo professor Francisco Quaranta, teve como marco inicial de suas atividades o segundo semestre de 2010 e, desde então, vem computando excelentes resultados para o Câmpus João Câmara. Atualmente o projeto é coordenado pelo professor Luis Carlos Batista.

Colecionando ótimos resultados em competições, o projeto possui o apoio das Diretorias, assim como da coordenação de extensão do Câmpus João Câmara, sempre visando desenvolver habilidades cognitivas nos alunos praticantes, bem como a difusão da cultura enxadrística para a região, através de torneios, palestras e cursos.


As próximas atividades previstas para o projeto são a participação na etapa final dos JERN’S e o III Torneio Aberto de João Câmara.

Informações colhidas do site: http://portal.ifrn.edu.br/campus/joaocamara

Sala de xadrez do IFRN-JC (local da realização da palestra e simultânea)

Laércio Andrade ao lado do Mestre Internacional Cubano Gerardo Lebredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário