sábado, 12 de novembro de 2011

O QUE É O XADREZ

XADREZ
JOGO-ARTE-CIÊNCIA-ESPORTE



O jogo de xadrez é um esporte intelectual. É, ainda, uma arte: pode criar beleza - em partidas e problemas que produzem, no enxadrista, a emoção estética. E como responde a regras, leis e situações, cuja pesquisa e estudo norteiam os jogadores e lhes dão maior domínio no jogo - o xadrez é, também, uma ciência.

O xadrez requer, portanto, habilidade (jogo), imaginação (arte) e cálculo (ciência). Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo. A prática, o estudo e o raciocínio são fatores de progresso no jogo.

O xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista (jogador de xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. Outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para sua prática. Um jogo de peças e um tabuleiro é suficiente.

Tentativa de definição:

Como jogo é esporte intelectual, competição, expectativa, desafio criador, divertimento, higiene mental, repouso.

Como ciência é estratégia (tática e técnica), estudo, pesquisa, imaginação, descobrimento (e descoberta), ideal de perfeição.

Como arte é harmonia, mensagem de beleza, encanto espiritual, emoção, prazer cultural, felicidade.

Como esporte é competição saudável.


"O xadrez - como o amor, como a música - tem o poder de fazer os homens felizes". (Idel Becker)


*Texto adaptado e resumido por Laércio de Oliveira Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário