quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O XADREZ, A ESCOLA E AS CRIANÇAS



Caros amigos, estou aqui para escrever meu primeiro artigo relacionado ao xadrez e assim não poderia fazê-lo sem mencionar a ligação do jogo com a escola e as crianças.

O xadrez é hoje considerado uma ciência, um esporte, um jogo e também uma arte. Com tantas características, é fácil perceber que sua prática é de fundamental importância para a formação das crianças e até mesmo dos adolescentes.

Estudos já comprovaram que o jogo é uma atividade que exercita e desenvolve a concentração, o raciocínio lógico-matemático, a visão espacial, além de trabalhar com a imaginação, a atenção, o estímulo da memória, a projeção do presente e do futuro, a recordação, a percepção, o planejamento, e o pensamento de todas as atitudes feitas na partida.

Parece que o jogo por ser tão educativo chega a ser chato certo? Errado, a aceitação deste esporte nas escolas municipais e estaduais tem sido de grande relevância e felicidade para os professores. É claro que existem sempre alguns alunos que fazem de tudo para se afastar da atividade, mas com o tempo, eles veem que isto não os leva a nada além de perderem uma grande oportunidade de se divertir.

O jogo para as crianças nada mais é do que uma boa brincadeira de raciocínio, pelo qual se tem que preparar um plano (estratégia de jogo), pensar na melhor jogada a ser feita e não esquecer que toda ação existe uma reação, ou seja, pensar qual será a próxima jogada do adversário.

Através do xadrez uma pessoa pode identificar depois de um determinado tempo as características psicológicas de uma criança observando seu estilo no jogo como, por exemplo, saber se ela tem uma tendência para ser uma pessoa aguerrida (que vai em busca de seus objetivos sem temer nada), precavida (que tem a paciência necessária para saber o momento certo de suas atitudes decisivas), estrategista (que analisa toda a situação e prepara seu melhor ataque) e até mesmo posicional (que trabalha com as experiências já estudadas para agir da melhor maneira possível).

Por fim, quero deixar um recado para todos que ainda não conhecem o xadrez – aprenda este jogo – e o pratique com as crianças, pois assim fará uma boa ação para o seu cérebro e para a sua emoção.

* Texto retirado e adaptado do Clube de Xadrez Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário